Buscar

Novidades

<< Voltar

A expressão Manezinho da Ilha

Publicado em 05/09/2012

A expressão Manezinho da Ilha

Após termos postado matérias sobre os colonizadores que aqui se instalaram e que estão presentes em cada detalhe, desde a cultura, arquitetura, modos, falamos sobre as duas comunidades mais antigas de Florianópolis, chegou a vez de sabermos mais sobre o porque da expressão Manezinho da Ilha.

Manezinho é o termo utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina e região. A figura do manezinho se desencadeou na região praieira da ilha de Santa Catarina e mais tarde a todos os níveis da sociedade devido à colonização e ascendência histórica de meados do século XVIII quando da vinda da população das ilhas dos Açores, pertencente a Portugal para o sul do Brasil.

Os habitantes dessas ilhas também eram e ainda são chamados “manezinhos da ilha”, na qual os traços, costumes, cultura pesqueira e outras foram trazidas para cá, caracterizando ainda mais essa expressão. Podemos verificar ainda mais essa reprodução e perpetuação da cultura açoriana através da culinária, dos pensamentos, no modo de falar e outros.

Um traço marcante e que talvez seja o mais imponente dos já destacados está relacionado no modo de falar, ou seja, de forma rápida e cantante, com pronuncia peculiar e que já possui edição de “dicionário do Manezinho”, com gírias e expressões que fazem de Florianópolis um local atraente e único.

Se antigamente o manezinho era restrito apenas aos moradores situados mais na região praieira, ao longo do tempo os demais moradores passaram a ostentar orgulhosamente essa qualificação, ficando ainda mais evidente quando um dos maiores “personagens manezinhos”, o ex tenista Gustavo Kuerten se declarou “manezinho da ilha”, ajudando ainda mais na transformação da figura “pejorativa” para um símbolo de orgulho.

Podemos observar que não só a figura conhecida mundialmente de Gustavo Kuerten ajudou a alavancar esse sentimento como também na década de 80 com iniciativa de Aldírio Simões, criando o Troféu Manezinho da Ilha. Outra grande personalidade “manezinha” está ilustrada na figura da Dona Bilica, interpretada e criada pela atriz Vanderléia Will que personifica a típica rendeira, lavadeira de uma vila pesqueira de Florianópolis.

Ainda falando de grandes propulsores dessa cultura, um fato que culminou no “Dia do Manezinho” foi a instituição da lei municipal n° 6.764 da cidade de Florianópolis, sancionada no dia 2 de setembro de 2005 como sendo o primeiro sábado do mês de junho.

As expressões e a vocalização usadas no falar do povo simples nativo da Ilha de Santa Catarina é hoje uma das grandes riquezas aqui deixadas pelo povo açoriano e que possuí ainda traços evidentes, principalmente pela cordialidade, simpatia, angariando ainda mais valor para o turismo em Florianópolis.

Novidades Relacionadas

 Avaliação real sobre gestão de imóveis na alta temporada – Eduardo Azevedo

Avaliação real sobre gestão de imóveis na alta temporada – Eduardo Azevedo

Publicado em 27/05/2025

A confiança dos nossos clientes é construída com resultado. Eduardo Azevedo compartilhou sua experiência após contratar a Vivato Turismo para administrar seu apartamento durante a alta temporada de 2025 — e os números falam por si: “No mês de dezembro deixei meu imóvel com uma pessoa sem experiência e tive pouquíssimas reservas. A partir de janeiro, com a Vivato, o apartamento ficou alugado quase o tempo todo e me deu bom rendimento financeiro.” Destaques do...

Continuar lendo
Avaliações reais da Cobertura Hamar – Novo Campeche

Avaliações reais da Cobertura Hamar – Novo Campeche

Publicado em 11/05/2025

A experiência dos nossos hóspedes fala por si. A Cobertura Hamar, localizada a poucos metros da praia do Campeche, é um dos imóveis mais elogiados da Vivato, com destaque para limpeza, conforto, localização e atendimento personalizado. Confira o que os visitantes dizem: • “Muito confortável, limpo e bem organizado.” • “Localização excelente, perto da praia e em região tranquila.” • “Leandro foi atencioso e nos ajudou com dicas de...

Continuar lendo
Serra catarinense recebe investimento

Serra catarinense recebe investimento

Publicado em 10/08/2020

A Serra catarinense receberá um investimento de R$ 49,3 milhões para melhorias anunciadas pelo governador do estado fortalecendo o Turismo regional. As obras será Serra do Corvo Branco.   A Serra do Corvo terá a pavimentação da rodovia em extensão de quase 10 quilômetros e na rodovia SC-390, um trecho de aproximadamente 25 quilômetros. Esse investimento de estruturas liga toda a região com inúmeros atrativos turísticos e em São Joaquim foi...

Continuar lendo

Buscar

Embratur Embratur

Avaliação de Lojas e-bit

Ana Luisa Vieira , 115. Bairro: Campeche
88063-640 - Florianópolis / Curitiba /SC - 48-99139-5547

2012 Vivato Turismo Network, © and ™ Vivato Turismo Networks. All Rights Reserved.